Assim diz o Senhor:

A ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por Atalaia sobre a casa de Israel;
portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.

sábado, 17 de junho de 2017

OS CINCO MINISTÉRIOS


Os 5 Ministérios da Igreja



E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” Efésios 4.11

Eu não tenho nenhum dom espiritual

Já ouvi muitas pessoas afirmarem que não ter nenhum dom. Na realidade Todo servo de Deus resgatado por Cristo tem pelo menos um dom. Observe o que a Bíblia diz: “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” (Efésios 4.8). Além desse texto, a parábola dos talentos (Mt 25.14-30) mostra que os servos daquele senhor receberam no mínimo um talento. Por isso, se quer ser muito usado por Deus saiba que você tem pelo menos um dom!
Infelizmente o diabo tem colocado essa mentira no coração de muitos crentes, que olham para si mesmos como sendo inúteis para o reino de Deus. Eles olham para si e se comparam com outros crentes mais atuantes na obra do Senhor e ficam deprimidos e acabam acreditando que não têm nenhum dom de Deus ou nenhum
talento especial para servir ao Senhor.
Essa é uma mentira destruidora. Cada membro do corpo de Cristo (que é representado por todos os crentes) têm a sua missão, tem a sua contribuição a dar na obra. Crer que você não tem nada a oferecer é crer em uma mentira destruidora que não vem de Deus, antes, te afasta de Deus!

Você não precisa necessariamente saber exatamente seus dons espirituais para servir

É verdade que Deus nos capacita especialmente em alguma ou algumas áreas. Por exemplo, Deus capacita pessoas para pregar, para liderar, para louvar, fazer missões, etc. Porém, existem formas de servir a Deus e ao próximo que não dependem de dons especiais, mas, única e exclusivamente de exercermos o amor de Deus através de ações. Por exemplo, você não precisa ter um dom especial para orar pelas pessoas. Não precisa ter um dom especial para contribuir com a obra, para ofertar aos pobres, para visitar os enfermos, etc. Assim, não saber ao certo os nossos dons espirituais não é um motivo para não servirmos a Deus e ao próximo, para nos acomodar. Sirva com o que você pode naquele momento.


Não existe maior ou melhor na igreja, existe funções e dons diferentes para edificação da igreja.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que não são todos os cristãos que devem ser encaixados nos ministérios de Efésios 4.11. Enquanto alguns cristãos receberam de Deus algum desses ministérios, outros não os receberam; antes, pelo contrário, receberam outros diferentes dons e capacitações. Diferentemente do que muitos pensam, o fato de alguém receber um dos cinco ministérios não o torna melhor ou com maior autoridade do que uma outra pessoa que possui um outro dom. Todos os dons são igualmente necessários, relevantes e de igual valor no Corpo de Cristo.

Vamos entender sobre cada um dos cinco dons ministeriais.

APÓSTOLO

A palavra apostolo significa enviado, dando a idéia de ser representada a pessoa que manda. o apóstolo é um enviado, um delegado, um embaixador. O apóstolo tem um papel-chave no Reino de Deus. Ele é necessariamente um fundador, e não apenas no sentido de iniciar alguma coisa, mas também no sentido de acompanhar o crescimento de uma igreja, cuidando para que não haja deformações e falhas no desenvolvimento dela. O apóstolo luta pelo fundamento correto e, da mesma maneira, para que os cristãos permaneçam sobre esse fundamento. Essa foi, por exemplo, a luta de Paulo em favor dos crentes da Galácia (Gl 1.6-8; 3.1-3).

Uma outra característica do apóstolo é que ele está sempre em movimento. Ele não fica estacionado em um único lugar, em uma única igreja. Pelo contrário, ele está sempre a caminho, ou fundando igrejas ou dando assistência a outras igrejas para que essas não se afastem do fundamento bíblico.
 É um mensageiro autorizado e enviado por Deus (2 Co 8.23)

Você pode não ter o dom ministerial de apóstolo, mas você pode ser  o apóstolo do seu lar, você pode declarar "eu e minha casa serviremos ao SENHOR". Você pode fundar a igreja dentro de seu lar e ganhar sua família pra Jesus.

Profeta
 Profeta significa falar antes ou guiar, exortar e fortalecer em nome de Deus. Sua função básica é receber uma mensagem de Deus e comunicá-la fielmente aos homens. Normalmente, a linguagem utilizada pelo profeta para expressar a mensagem de Deus é através de símbolos (At 15.32).
Enquanto o apóstolo é aquela pessoa que recebeu de Deus a visão de enxergar mais longe, o profeta recebeu de Deus a visão para enxergar mais fundo. O profeta consegue perceber as realidades mais profundas da vida de uma pessoa e também de uma igreja. As cartas às igrejas da Ásia Menor, registradas no início do livro do Apocalipse, são um exemplo claro do ministério profético. Essas cartas olhavam para dentro do coração da igreja, vendo os seus pontos fortes e as suas fraquezas.
Certamente, Deus revela um pouco dos seus planos aos profetas (Am 3.7). Por isso, o profeta é, em geral, um crente que constantemente anseia por ouvir mais de Deus. Ele gosta de se dedicar à quietude, à oração e à busca da presença de Deus. Esse seu anseio está relacionado como o seu desejo de receber de Deus para poder compartilhar com as pessoas o que tiver ouvido.
 O Ministério Profético traz discernimento e direção espiritual. 

 Hoje, a mensagem anunciada pelo profeta deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia. A profecia não é maior que Palavra.
Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus 
(Dt 18.20; At 13.6-12; Jo 4.1). Somente através da bíblia saberemos se o profeta é de Deus ou não. mas é necessário conhecer a palavra para provar os espíritos. 1Co 14.29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. 
Hoje tem muito crente atrás de revelação, dando mais importância ao dom de revelação do que a palavra. O crente não lê a bíblia e quer revelação de Deus vinda de outro.
Honremos os profetas, mas não mais do que a Deus. 

Da mesma forma mesmo que você não tenha dom de profecia e visão, você pode dentro da sua casa profetizar abençoo para sua família, amigos e irmãos. você pode pela fé profetizar vitória onde estiver. Seja profeta de Deus na sua vida.

Mestre
Mestre significa instruir vidas na verdade. São capacitados divinamente para entender, explicar claramente e aplicar na prática a Palavra de Deus (Jo 6.45). Complementa a obra pastoral na edificação dos rebanhos.
Quem é mestre é um conhecedor daquilo que ensina. Ensina a palavra com conhecimento, e se o mestre quiser ter maestria em seus ensinos, deve ter a pratica da palavra, para, assim, liberar a vida que flui da força pratica da palavra (Hebreus 5.12; 1 Timóteo 1.7).


Diferentemente do apóstolo, que olha para mais longe, e do profeta que olha para mais fundo, o mestre olha para a Palavra. Ele é alguém bastante dedicado ao estudo da Bíblia. Ele é apaixonado pela Bíblia. Ele anseia por descobrir os ensinamentos bíblicos acerca de Jesus e do Seu Reino.

A Bíblia nos fala acerca de Apolo, “que era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras. Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus” (At 18.24-25). Apolo era um mestre, apaixonado e zeloso pelas Escrituras.
Ao escrever para a igreja de Corinto, Paulo diz que ele plantou e Apolo regou (1Co 3.6). O que o apóstolo plantou é regado pelo mestre para que a igreja continue a crescer e se torne igreja madura.

O ministério do mestre consegue trazer estabilidade e maturidade à Igreja, levando-a a resistir nos tempos de seca, frio e tempestades.

Nós como cristãos temos o dever de ensinar nossa familia o caminho do céu.
E os pais tem o dever de ensinar os seus filhos no caminho que devem andar.
sejamos mestres dentro de nosso lar.


Evangelista
Evangelista significa aquele que leva as boas novas. São capacitados divinamente para comunicar com eficiência o evangelho aos descrentes
O evangelista é uma pessoa que foi capacitada por Deus para pregar o Evangelho aos não cristãos. Os olhos dele estão constantemente colocados fora da igreja, em busca dos perdidos. Ele quer se encontrar com os incrédulos, fazer contato com eles e apresentar-lhes o Evangelho de forma clara e compreensível.
Por isso, uma das características do evangelista é a criatividade. Ele consegue, de diferentes maneiras, apresentar o Evangelho. Ou ele evangeliza por meio do teatro, ou da música, ou da mímica, ou da pregação. Para ele, o que importa é fazer com que os não-crentes ouçam, entendam e aceitem a mensagem do Evangelho.

TODOS somos evangelistas a partir do momento que aceitamos Jesus, temos que anunciar o evangelho.
Você recebeu a maior dádiva de Deus e não pode guardar isso só pra você.
evangelize em casa, na escola, no trabalho, na rua, etc. Você não precisa ter o dom de evangelista, basta simplesmente convidar alguém para ir a igreja, já esta evangelizando; Quando encontrar alguem precisando de uma palavra, dê esta palavra, diga que Jesus é a solução, que Jesus cura, Jesus salva.
Não é tão difícil.


Pastor
significa aquele que literalmente guia o rebanho com capacitação divina para nutrir, cuidar e amadurecer espiritualmente cada ovelha. 
O termo pastor normalmente é associado àquele que apascenta e cuida das ovelhas (Jr 3.15). 

São ungidos e constituídos segundo o coração de Deus pra operar com ciência e inteligência
A pessoa que tem o ministério de pastor se importa grandemente com as pessoas.
Ele tem ampla disposição para carregar as pessoas nos braços, trazer-lhes encorajamento e fazer oração por elas. Isso significa que o pastor recebeu de Deus uma capacitação especial para iniciar e desenvolver relacionamentos que sejam profundos e intensos.
Quando Jesus afirmou que as ovelhas conhecem a voz do pastor e o seguem (Jo 10.2-3, 14, 27), Jesus mostrou que o pastor conseguiu, por meio do seu cuidado e zelo, conquistar a confiança das suas ovelhas.
 As ovelhas não seguem outra pessoa porque não confiam nela.

Uma outra marca do pastor é o seu amor pela sua terra. Ele ama permanecer por longo tempo no mesmo lugar e lá estabelecer uma rede de relacionamentos. Ele quer constituir uma família espiritual, adotar filhos espirituais, criá-los. É por isso que ele se preocupa quando os apóstolos e profetas avançam inquietos e enérgicos, e as tendas precisam ser desmontadas novamente. Estar a caminho, nômade, como num acampamento militar, não lhe agrada. O que ele mais gostaria era de construir casas firmes”. (Jens Kaldeway – “A forte mão de Deus – o ministério quíntuplo”. Ed. Esperança.)

NO LAR principalmente o homem deve ser o pastor, o sacerdote da casa. cuidar da família para que todos possam estar saldáveis espiritualmente, fisicamente, financeiramente e em todos os sentidos possíveis. 

 Aplicação Prática

É necessário que cada ministério esteja em seu lugar para a igreja alcançar o máximo de seu potencial.

O que ocorre é pastores sendo profetas e isso é perigoso, um profeta tem uma palavra de confronto e talvez não saiba colocar a ovelha no colo e curar suas feridas, e tem até evangelista preso entre 4 paredes de uma igreja, o povo até vibra com ministrações eloqüentes mas não é apascentado.

O pastor é aquele que cuida da ovelha e a conduz.
O Mestre a ensina com treino e disciplina.
O Evangelista busca ovelhas perdidas e novos rebanhos atraindo-as para perto de si.
Enquanto o Profeta lhes aponta a direção dos melhores pastos verdejantes, lhes avisa das mudanças climáticas de acordo com cada tempo e estação.
E o Apóstolo, bem, certifica-se de que cada um tem cumprido bem seu papel, pois, flui através de todos com milagres, missões e palavra. O Apóstolo é quem recebe a visão e a constrói em pessoas cumprindo a vontade do Pai que diz: Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Você consegue se enxergar em algum desses ministérios? Que pessoas você encaixaria em algum desses ministérios? O que você pode fazer para que as pessoas possam exercer esses ministérios com mais eficácia e liberdade?

Dc Isael Ferreira 

 

Facebook https://www.facebook.com/www.pastorisael.com.br/

comente e inscreva- se no nosso canal do youtube, ative o sininho e deixe seu like pra ajudar o canal
Clique aqui 👉 https://www.youtube.com/user/jacknu11

 
veja os principais vídeos:
https://youtu.be/bEBqJIEPIMU  - Oms o que está por trás
https://youtu.be/jfYerMR8IyI      - A marca da Besta
https://youtu.be/Q4aX2bJCFLk  - Pode piorar? Praga de gafanhotos vindo para o Brasil
https://youtu.be/1uULRr9JhxU   - Sinais do Fim dos Tempos
https://youtu.be/bn0o2zi_1rY      - um mundo sem crianças

Ajude a manter este canal
Banco do Brasil
2071-0
Cc 21057-9
Isael Ferreira Correa

Caixa econômica
Agência 1144
Conta 29942-0
Op 13
Jackeline nunes

#PastorIsael

 

13 comentários:

  1. gostaria de usar esta foto acima em um livro que estou escrevendo, você me autoriza o que tenho que fazer..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fique a vontade, deus abençoe seu trabalho.
      PR. Isael.

      Excluir
  2. os direitos autorais são seus, citarei a fonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, paz do Senhor Jesus.
      sim claro, sera uma honra contribuir com seu projeto.
      Deus abençoe.
      Pr. Isael
      contato isael.ferreira@gmail.com

      Excluir
  3. Olá a paz do senhor queria saber se uma pessoa tem o dom de profeta, ou a pessoa é um profeta .

    ResponderExcluir
  4. Ministério de dança,se encaixa em que ministério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses: (minist. de dança, louvor, teatro etc) são ministérios de dentro da igreja. são os dons que o Senhor nos concede. Esses 5 ministérios citados no texto, falam mais sobre o >chamado< de Deus pra sua vida. a dança, é um dom que Deus te concedeu, e através do ministério de dança, vc o pode manifestar pra glória do Senhor. mas o chamado de Deus pra sua vida, é um dos citados acima! consegue entender?
      pesquise mais a respeito, veja vídeos, peça ao(a) seu(a) líder pra te explicar melhor! tenho certeza que ele o fará! fica com Deus, Jesus te abençoe!

      Excluir
  5. Todos os cristãos devem se encaixar dentro de um dos 5 ministérios?
    Se eu tiver um chamado pastoral, necessariamente seria um pastor (a), ungido (a) e tudo mais? Ou posso apenas me mover dentro desse chamado?

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma dúvida!

    Será que as mulheres também têm esses ministérios como: apostolado,profeta, evangelista, Mestre .


    Ou é só ao homens que Deus deus isso?

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz.
    Lembrando, como dito pelo abençoado que fez esse poster; podemos ter todos esses ministérios. Fomos feito para isso, porém nós destacamos em um. Sou evangelista, claramente é o que sei fazer de melhor, porém tô apto a ensinar, cuidar, levar mensagem.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  8. Sou pastora e fundadoura da igreja iadan recebo muitas profecias que tenho que ser ungida a bispa e outra para apotola .vejo o a igreja amarada e sempre vem apostolo bispo e sempre que esta pessoas aparecem ela falam sobre esta unçao para minha vida.as pessoas me saudam bispa apostola
    Me ajude porfavor .este estudo é maravilhoso que. Jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  9. Sou. a pra Lenice Brandão
    Assembleia de Deus Apostólica das Nações
    em Salvador ./Maranhão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares