Assim diz o Senhor:

A ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por Atalaia sobre a casa de Israel;
portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.

quarta-feira, 8 de março de 2017

DISCIPULADO LIÇÃO 05 - UM DÍSCIPULO ABANDONA O OCULTISMO

ESTUDO 05 - UM DÍSCIPULO ABANDONA O OCULTISMO



Hoje, em nossa sociedade e em todo mundo, há um interesse incomum pelo ocultismo, nas suas mais variadas formas. É preocupante, pois, de acordo com a Bíblia, o ocultismo nada mais é do que um relacionamento com os espíritos das trevas, com os demônios, servos de Satanás.

Vejamos algumas formas do ocultismo:

Superstição: É uma crença ou prática sem nenhuma
base ou fundamento racional, que é alicerçada no medo e na ignorância das pessoas. 
1.  Sorte ou azar: Abrir e fechar guarda–chuva dentro de casa, derramar sal na mesa, quebrar um espelho, atravessar na frente de gato preto, Sexta-feira 13, são tidos como indicativos de azar.
2.  Amuletos – pedras, plantas e objetos, para espantar o mal ou atrair coisas boas, afastar inveja, mau-olhado, etc. Ferradura de sete furos na porta, pé de arruda, planta “comigo-ninguém-pode", arvorezinhas de alho e sal, trevo de quatro folhas, pés de coelho, patuás, notas de um dólar,  etc.
3.  Simpatias – Crenças contraditórias, práticas sem fundamento, onde se acredita realizar efeitos sobrenaturais, para libertação de vícios, problemas de saúde, relacionamentos de amor, etc.

Meditação Esotérica: Prática que leva o indivíduo a, num processo de relaxamento, esvaziar a sua mente e a direcioná-la para a busca de um suposto “Eu superior”. Acredita-se em um deus interior. As duas formas principais desta prática são: Ioga e Meditação Transcendental.

Adivinhação: Predizer algum acontecimento futuro ou descobrir informação oculta. Toda adivinhação se baseia na suposição errada de que existem meios ocultos para se conhecer os mistérios do destino.
a)     Quiromancia – ler as linhas da mão (ciganas);
b)     Cartomancia – ler a sorte por meio de cartas;
c)     Necromancia: adivinhar a sorte pelo contato com os espíritos de pessoas mortas;
d)     Tarôs, Búzios, Pêndulos, etc.

Que orientação a Bíblia prescreve para nós, em relação a estes adivinhos, em Deuteronômio 13.3? ­­­­­

Quem é o  espírito  que  inspira  estes  adivinhos, segundo I Timóteo 4.1? ___________________

Leia os textos de Provérbios 19.21, 20.24 e Tiago 4.14-15 e responda: Nas mãos de quem está o nosso futuro? _________________________________________________________________

É importante salientar que tanto o passado quanto o presente são do conhecimento dos anjos e demônios. Por isso muitos adivinhadores, que são inspirados por espíritos malignos, conseguem falar sobre coisas reais que já aconteceram ou estejam acontecendo. Não significa que eles estão certos.

Astrologia: Consiste em consultar os deuses lendários da mitologia greco-romana, representados em constelações, estrelas e planetas. É a crença de que as estrelas, os planetas, o sol e a lua exercem influência sobre os seres humanos, estabelecendo suas personalidade e características e afetando os acontecimentos de suas vidas. Para isso, usa-se horóscopos e mapas astrais.

Aceitar um mapa astral significa que o indivíduo não confia na misericórdia e direção de Deus para sua vida. Elimina também a responsabilidade pessoal e o livre-arbítrio, para as escolhas da vida.
O que a Bíblia fala sobre crer ou consultar os astros do céu, em Deuteronômio 4.19 e 17.2-5? ___

Quando alguém acredita e consulta os astros do céu, está acreditando em algo que não é Deus, que é criado por Ele. O que a Bíblia fala sobre isso em Romanos 1.25? _________________________

Benzedeiras: Pessoas que acreditam e “benzem” as pessoas ou objetos, acreditando em plantas e em guias espirituais para resolverem problemas.

Percepções Extra-Sensoriais (Sexto Sentido): Muitos crêem em um poder chamado “sexto sentido”. Se da através de previsões por sonhos, de eventos futuros, e o que dizem ser a Telepatia, que seria a comunicação de uma mente com outra sem usar os canais físicos. Na verdade, o que entendemos pela Bíblia é que todo poder sobrenatural só pode vir ou de Deus ou do diabo. Desta maneira caem no engano de Satanás, quando crêem que vem de si mesmas (Leia Atos 16.16-18).

Angeolatria: É o culto, a adoração, a invocação e contato com supostos anjos. Tem crescido grandemente o número das pessoas que procuram a influência e a intervenção de anjos, de maneira direta ou indireta, em suas vidas. Isso tudo em completo desacordo com a Bíblia.

Os principais erros propagados sobre este assunto são:
a) Toda pessoa tem um “Anjo da Guarda”;
b) Devemos saber o nome deste anjo, com a ajuda de algum “guia espiritual”. 
c) Existe um arcanjo em especial para cada dia;
d) Eles podem conversar conosco, trazendo mensagens do além;
e) Devemos oferecer invocações a este anjo, por nós e pela humanidade.
Na verdade, é bem provável que estas pessoas estejam tendo contato com anjos mesmo, mas com anjos caídos, demônios, e não com os anjos de Deus. A Bíblia fala realmente que existem anjos, e que eles nos ajudam, mas é debaixo das ordens de Deus, e não dos homens (Hebreus 1.14 e Salmo 91.9,11). Eles são servos de Deus e não podemos manipular ou oferecer orações a eles. Só agem quando Deus ordena.

Vejamos o que a Bíblia nos mostra sobre eles:
O que disse o anjo que estava mostrando as coisas para o Apóstolo João quando este quis adorá-lo, em Apocalipse 17.1 e 19.10? ____________________________________________________

O que a Bíblia fala em Gálatas 1.8 sobre anjos trazerem outro evangelho à terra (ou parecido), que não o revelado nas Escrituras?______________________________________________________

Deve ser anátema!! Isto quer  dizer:  Seja  amaldiçoado!!!

De acordo com II Coríntios 11.14, qual uma das estratégias que o diabo usa para enganar as pessoas?



Isso mesmo!! Satanás se transforma em anjo de luz para iludir as pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, ele não assume formas feias ou terríveis para enganar, mas aparências agradáveis e sutis. Uma delas é a de anjo bom.
Nenhuma oração deve ser feita a anjos. Somente a Deus, o Pai, em Nome de Jesus Cristo (João 14.13,14 e 16.23).
Esta mesma realidade se aplica também para a mentira de “duendes, gnomos e fadinhas”, que estão tão moda.

Conseqüências do Ocultismo
Todas estas praticas são condenadas por Deus nas Escrituras. Leia Deuteronômio 18.9-14 e confira isto. De acordo com este texto, o que Deus sente em relação a tudo isto?

Isso mesmo. Ele abomina. E isto por que trazem conseqüências danosas ao homem. Vejamos:
    Opressão diabólica, dependência, cegueira espiritual;
    Depressão, passividade, perda de interesse pela vida normal;
    Sensações físicas desagradáveis, dores genéricas (especialmente de cabeça), etc.
    Descontrole nervoso, dificuldade de controlar o pensamento e concentração, e em alguns casos ouve-se vozes, ruídos ou aparições;
    Tendência para a solidão e angústia, desejo para o suicídio, atitudes anti-sociais, etc.
 Por que Deus proíbe toda relação com o Ocultismo?
Porque Ele é Soberano e Senhor de todas as coisas. Passado, presente e  futuro estão nas mãos de Deus.  Deus quer que conheçamos a Sua Vontade através da oração e da Sua Palavra, e não através de práticas ocultas.
Porque o ocultismo afasta a pessoa de Deus, faz com que ela gaste tempo, energias e dinheiro em vão, acreditando em palavras de homens e de demônios,  caindo no engano.
Porque todas estas práticas ocultas são diabólicas. Ainda que algumas delas pareçam inofensivas, tem por trás de si o próprio Satanás.

Atitudes que devemos ter em relação ao Ocultismo:
    É importante para os pais orientarem os filhos para não se envolverem com práticas semelhantes a estas, como a invocação de mortos através de copo de água, abecedário e caneta, que tem sido tão comum entre crianças e adolescentes;
    Não devemos usar roupas ou objetos com imagens e símbolos do ocultismo (camisetas com desenhos cadavéricos ou macabros, chaveiros, pirâmides, etc.);
    Se você tem amuletos, objetos ou plantas em casa, com caráter do ocultismo, você deve procurar se livrar destas coisas. Não que elas tem poder algum, mas para evitar associações com o espiritismo;
    Se você tem objetos, incensos, oratórios, imagens e livros espíritas, ocultistas ou diabólicos, procure se livrar de tudo isso (Atos 19.17-20). Converse com seu consolidador ou pastor, e eles irão ajudá-lo.
    Se você já praticou, ou se já esteve envolvido com alguma prática oculta, e ainda acredita em simpatias e superstições, deve pedir para seu discipulador orar com você rejeitando todo envolvimento e de toda implicação que o ocultismo e espiritismo trás. Deve confiar e entregar-se totalmente a Deus, e desfrutar de Sua benção.

Oração: Deus Pai, em nome de Jesus eu rejeito todo envolvimento com o ocultismo em todas as suas formas, eu rejeito e renuncio a todo pacto que fiz com outros deuses e com outras religiões, me desligo completamente, quebro todo vinculo e faço agora o compromisso de não mais praticar e nem freqüentar ambientes ligados ao ocultismo. Renovo minha aliança com o Senhor Jesus e Declaro que ele e somente Ele pode me salvar e cuidar

Sabemos que Deus é Poderoso para desfazer toda obra do ocultismo em sua vida e restaurá-la completamente. Não temos a necessidade de ficarmos ansiosos e preocupados, pois agora quem cuida do nosso amanhã é Deus. 
Dc. Isael Ferreira Correa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares