Rio Nilo tingem-se de sangue: Humilhação ao deus-Nilo, Hápi.
A morte dos peixes foi também um golpe contra a religião egípcia, pois certas espécies de peixes eram veneradas (Êx 7:19-21).
Praga das rãs foi dirigida contra o deus rã da fertilidade. deusa-rã, Heqt
E os egípcios não podiam matalas por que era um deus.
E os egípcios não podiam matalas por que era um deus.
Piolhos
: Humilhação ao deus Tot. Referente a invenção da magia ou das artes
secretas.Os magos James e Jambres não consiguram fazer o mesmo com a praga dos piolhos, e reconheceram que era o dedo de Deus.
Moscas atacam homens e animais: Humilhação ao deus Ptah, criador do universo, novamente Tot, senhor da magia e Belzebu senhor das moscas.(Êx 8:23,24)
A morte dos animais: Humilhação à vários deuses, tais como: (Ápis) – deus sagrado do gado, a deusa-vaca Hator e a deusa-céu Nut, imaginada como uma vaca, com as estrelas afixadas na sua barriga (Êx. 9:4 e 7)
ùceras cobrem homens e animais: um duro golpe contra o deus Tifon. Na crença deles essa divindade protegia os egípcios contra qualquer ferida(Êx. 9:11).
Chuva de granizo destrói plantações: Humilhação aos deuses que controlam os elementos naturais; tais como: deus da água Íris e deus de fogo Osiris (Êx. 9:13-35)
Nuvem de gafanhotos ataca plantações: Humilhação aos deuses do ar Xu e deus-inseto Sebeque (Êx 10:12-15).
Escuridão encobre o Sol por três dias: Humilhação ao deus principal do Egito, Rá, o deus-sol (Êx. 10:23).
Primogênitos de homens e animais morrem: Resultou na maior humilhação para os deuses egípcios, os governantes do Egito - que chamavam a si mesmos de deuses, filhos de Rá ou Amom-Rá
Nenhum comentário:
Postar um comentário