Assim diz o Senhor:

A ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por Atalaia sobre a casa de Israel;
portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.

quinta-feira, 30 de março de 2017

A VERDADEIRA PASCOA - CEIA DO SENHOR

A Verdadeira páscoa, a santa ceia do Senhor

 

Neste mês comemoramos a nossa libertação do pecado através de um sacrifício feito na cruz do Calvário. Sim, eu estou falando da Páscoa, data em que comemoramos a ressurreição de Jesus e sua vitória sobre a morte, o pecado e o diabo.

Jesus Cristo foi traído, preso e morto durante a celebração da páscoa em Jerusalém. Sua ressurreição ocorreu no domingo de manhã cedo, após o sábado pascoal. Como sua morte quase que certamente aconteceu na sexta-feira, a “sexta da paixão” entrou no calendário litúrgico cristão durante a idade média como dia santo.

Na quinta-feira à noite, antes de ser traído, enquanto Jesus, como todos os demais judeus, comia o cordeiro pascoal com seus discípulos em Jerusalém, determinou que os discípulos passassem a comer, não mais a páscoa, mas a comer pão e tomar vinho em memória dele. Estes elementos simbolizavam seu corpo e seu sangue que seriam dados pelos pecados de muitos – uma referência antecipada à sua morte na cruz. Portanto, cristãos não celebram a páscoa, que é uma festa judaica. Se fosse para guardar um rito, teríamos que guardar todos, tais como tirar todo fermento da casa, comer ervas amargas e etc.

 
 


Mas é sempre a mesma coisa: Milhares e milhares de toneladas de chocolate em toda parte: nas lojas, nos supermercados, nos mercadinhos... tudo fica cheio de ovos de páscoa.
Outros tem as mais variadas superstições, como por exemplo não comer carne na sexta feira, ficar 40 dias sem beber bebidas alcoólicas (como se fosse só nesta época que não se pode pecar).

primeira Páscoa está escrita no livro de Êxodo, no capítulo 12.
No AT a páscoa era uma festa memorial a libertação de Israel do Egito por Deus.
Eles deveriam sacrificar um cordeiro para cada família. Eles tinham que passar o sangue deste cordeiro na porta de cada casa, para quando o destruidor (a morte) passasse, ele não entrasse na casa que tivesse sido marcada pelo sangue na porta (Leia Êxodo 12:1-14). Daí vem o termo Páscoa (no hebraico: pesah), que significa "pular além da marca", "passar por cima", ou "poupar". Sendo assim, eles foram protegidos da condenação e da morte através do sangue do cordeiro morto.
 
Da mesma forma, muitos anos depois, Deus
enviou o seu Filho Jesus, o Cordeiro Santo para ser morto numa cruz, e o seu sangue aspergido sobre os nossos pecados nos traz salvação, proteção, livramento e vida.
 
A Bíblia diz que Deus sempre amou a humanidade de tal maneira, porém, todos nós O desobedecemos e pecamos, com isso fomos condenados à morte eterna. E como não podemos apagar essa dívida, precisamos de um cordeiro puro, sem pecados, para nos livrar da condenação do inferno, então Deus enviou seu filho para ser este cordeiro pascal.

Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” (I Coríntios 5:7)
 
Antes de o Senhor Jesus Cristo deixar a terra, ele estabeleceu duas ordenanças para a igreja. São o Batismo e a Ceia do Senhor. Nem uma ordenança tem qualquer poder salvador, mas, o batismo é uma ordenança de identificação, enquanto a Ceia do Senhor é uma ordenança de comemoração!

Jesus deu novo significado a esta refeição.
Uma vez que Ele próprio seria o Cordeiro sacrificado para o perdão dos pecados do povo, o pão repartido representaria Seu corpo, e o vinho, Seu sangue derramado para a remissão dos nossos pecados. 
 
A Ceia do Senhor não pretende ser um memorial do nascimento, da vida ou da ressurreição de Cristo. É um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o Salvador sofredor para serem lembrados do alto preço que ele pagou por nossos pecados. Precisamos manter este tema central do evangelho (1 Coríntios 2:1-2) em nossas mentes. 
 
É o momento de buscarmos uma mudança na maneira de pensar, agir e falar. Para isso, precisamos abandonar o pecado, a falta de fé e tudo que nos afasta do Senhor. 

Porque pão sem fermento? pães asmos, pão sem fermento representa corpo sem pecado.(veja Lucas 22:15; Mateus 16:11-12. "Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebramos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade" (1 Coríntios 5:7-8). 

POR QUE PARTICIPAR DA SANTA CEIA?


  • Para ser obediente ao Senhor. Mt. 26.26
  • Em memória à morte do Senhor. Lc. 22.19
  • Para confessar que, pelo sangue de Jesus, temos o perdão. Mt. 26.28.
  • Para ter comunhão com Cristo e com os crentes. I Co. 10.16. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
  • Para participar da vida eterna. Jo. 6. 54, 55,56 E 58. 
  • Para anunciar a volta do Senhor. 1 Co. 11.26. (Lucas 22.7,8,14-20)



O ato de alguém comer o pão e beber o vinho na Santa Ceia comunica que essa pessoa entende que foi beneficiada pela morte sacrificial de Jesus e que passou a ter comunhão com Deus. 

Este ato de comunhão com o Senhor não só proporciona uma experiência de unidade do Corpo de Cristo, como também é uma motivação maior para não cairmos em pecado e para abster-nos de todo mal.

Quem tem o direito de tomar a Ceia do Senhor? 

Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos, mas aos seus discípulos (Mateus 26:26). Aqueles que estão servindo ao Diabo não têm o direito de partilhar desta refeição com o Senhor.
Nenhuma pessoa que não seja verdadeiramente convertida e batizada nas águas, ou que possui pecado não confessado no coração, deve tomar a Ceia. 
Se assim agisse, tornar-se-ia réu do corpo e do sangue de Cristo, pois foi o pecado que o pregou à cruz.
Por isso que as igrejas de hoje têm um momento de preparação espiritual antes da Ceia, para que ninguém participe de forma indigna.
Eu como pastor não posso te impedir de tomar a Ceia do Senhor se você é batizado, mas cada um examine-se a ti mesmo, Deus conhece sua capacidade de fazer ou não um jejum, se consagrar.
Apesar de a autorreflexão e a confissão serem elementos importantes, a Santa Ceia não deve constituir-se em um momento de tristeza, mas de ação de graças e júbilo. Afinal, essa festa é uma oportunidade de crescimento espiritual e de bênçãos, se participarmos com a atitude correta.
Não se esqueça: em breve, Jesus voltará para buscar aqueles que reconheceram Seu sacrifício na cruz e que foram lavados e remidos pelo sangue dele.

O que significa participar "indignamente"?

(1 Coríntios 11:27-29). A palavra "indignamente" é frequentemente mal entendida. 

Ela não descreve a dignidade da pessoa (ninguém é verdadeiramente digno de comunhão com Cristo). 

Esta palavra descreve o modo de participar. A pessoa que não leva a sério esta comemoração está brincando com o sacrifício de Cristo e está se condenando por não discernir o corpo de Cristo. Por esta razão, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do Senhor.

É imperativo que esqueçamos as preocupações mundanas e prestemos atenção exclusivamente à morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um mero ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu significado, condenamo-nos diante de Deus.
A Ceia do Senhor: Passado, Presente e Futuro
Os discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com ele todas os meses da Ceia do Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o futuro.
Passado: Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo o fundamento e o centro de nossa salvação.
Presente: Quando meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado, nossa decisão de resistir à tentação é fortalecida.
Futuro: Entendemos que a morte de Jesus é a base de nossa esperança, e assim proclamamos nossa fé nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvação eterna.
Não podemos esquecer nunca o dia negro no Calvário em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa.
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1:29). O preço já foi pago por nós na cruz. Jesus é a verdadeira Páscoa e nada e ninguém pode substituí-lo! 

Pr Isael Ferreira Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares