Assim diz o Senhor:

A ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por Atalaia sobre a casa de Israel;
portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.

quinta-feira, 9 de março de 2017

DISCIPULADO LIÇÃO 07 - A NECESSIDADE DO PERDÃO


ESTUDO 07 - A NECESSIDADE DO PERDÃO

perdoar


Certa vez, um rei muito bondoso, preocupado com a inimizade de dois de seus servos, querendo reatar a amizade deles, chamou um deles a si e disse:  Pede-me o que quiseres, e eu te darei, mas darei em dobro ao seu inimigo. Este servo pediu um tempo para pensar, e em três dias voltou com o pedido. –Meu rei, disse ele, eu quero que o senhor fure o meu olho esquerdo!

Este homem poderia ter pedido muitas outras coisas: Riquezas, honras, propriedades, autoridade, etc. Mas a chance de vingança chegou, e não poderia perder a oportunidade.

Parece ficção, mas na verdade isso é o que acontece com muitas pessoas que tem mágoas no coração. Preferem ficar cegas de um olho, na esperança de prejudicar ainda mais a pessoa que a feriu, do que
desfrutar de outros benefícios que o perdão traz para a vida de quem perdoa.

Nesta unidade, estaremos estudando melhor este problema, que é um dos mais sérios apresentados nas Escrituras. Vamos ver o que é a mágoa, quais as suas conseqüências e como ser livre dela.

O Que é a Mágoa?
A mágoa nasce de alguma experiência dolorosa de sofrimento e dor que alguém possa ter nos causado. É uma  cobrança interior, pelos males contra nós cometidos, um desejo de vingança, um desejo de punir o ofensor com nossas próprias mãos.

Ressentimento é sentir de novo a mesma tristeza e dor que sentimos quando aconteceram os fatos que nos feriram. É uma ferida que ainda está aberta, que não cicatrizou. Pode durar dias, meses, anos e até uma vida inteira.

Amargura ou rancor é como uma raiz escondida debaixo da terra. Se não for arrancada, ela cresce e produz frutos destruidores (Hebreus 12.15).

Desta maneira, quem tem mágoas, vive presa ao passado e à pessoa que causou a ofensa. É como se tivesse um morto atado às suas costas, durante todo o tempo. Tudo que tem relação com a pessoa faz com que a mágoa venha à mente.

O Que as Escrituras Falam Sobre a Mágoa (Leia os textos e responda)

I João 2.9-11 - Qual a situação em que se encontra quem tem ódio no coração?
Está em trevas _________________________ _____________________________

I João 3.15 - Como é comparada a pessoa que guarda mágoas na sua vida? _
A um homicída, e não tem a vida eterna
______________________________________________________________
A mágoa é considerada como assassinato, porque a pessoa que a possui tem o ofensor como morto em suas relações.
Quais São as Conseqüências da Mágoa?
A mágoa, os ressentimentos e o ódio tem profundas e complicadas conseqüências. Acarreta prejuízos sérios em todas as áreas da vida – emocionais, físicas, sociais e espirituais. Vejamos:

Leia os textos abaixo relacionados e responda:
Mateus 6:14-15 - Qual é a condição imposta por Deus para recebermos o Seu perdão? Perdoar _______________________________________________________


Mateus 18.23-35 – O que acontece com quem não perdoa ao seu próximo (v34,35)? Será entregue aos verdugos atormentadores  _____________________________________________________


O texto citado acima fala que o indivíduo que não perdoa é entregue a verdugos, carrascos atormentadores. O que são estes verdugos atormentadores?
Os verdugos, na época de Jesus, eram os carrascos que atormentavam os que estavam na prisão. Mágoa é prisão.

Verdugos então são os males que sobrevém sobre a vida dos que vivem na prisão da mágoa. Estes podem ser:
    Amarguras, tristezas, angústias, temores, ansiedade, solidão, vazio interior, raiva, nervosismo, impaciência, irritação, desgosto, etc. São sentimentos que causam um completo desequilíbrio emocional em quem os nutre, gerando conseqüentemente outros problemas;
    Reações físicas negativas, contrações musculares, dores de cabeça, nas costas, nos pernas,  insônia, cansaço; desequilíbrio nas glândulas, dores no estômago, gastrites, desarmonia na pulsação cardíaca, fraqueza física, entre tantas outras;
    Falta de amizades, brigas e desavenças, isolamento, crises que geram mais mágoas, etc. A mágoa afasta as pessoas porque quem a tem passa a estar sempre em desequilíbrio, descontando nos outros o seu problema;
    Insegurança, esgotamento e fraqueza espiritual, desânimo para buscar a Deus, vontade de desistir, etc. A mágoa gera uma sensação de débito para com Deus.

A ciência médica tem testificado destes dados, afirmando que cerca de 85% das enfermidades tem como causas razões emocionais.

Desta maneira, entendemos que a pessoa que guarda mágoas, na esperança de se vingar um dia, está recebendo em si mesma a disciplina de Deus sobre aqueles que não perdoam.

Como se libertar da Mágoa
Leia Mateus 18:21 e 22 e responda: Até quantas vezes devemos perdoar nosso próximo? 70 vezes 7 ________________________________________________
Leia Colossenses 3.13 e responda: O que devemos fazer em relação ao nosso próximo, quando nos ofende? De que maneira? Suportando, perdoando, como Cristo fez conosco.  _______________________
­­­­­­­­­­­­­­
Leia Efésios 4:31,32 e responda: Qual deve ser a nossa atitude para com nosso próximo? Devemos ser  benigno, misericordioso, perdoadores.
_________________________________________________

E como devemos perdoar?__­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­como Cristo nos perdoa ______________________________________

Vemos então que o perdão não é uma opção, e sim um mandamento – a Bíblia não diz para perdoar apenas quando estivermos sentindo vontade, ou quando tivermos esquecido o problema.  Não depende do que o ofensor vai fazer, se virá pedir perdão ou se ele se humilhará para nós reconhecendo o erro. Devemos perdoar sempre, em toda situação! A grande verdade que Cristo nos ensinou é que devemos perdoar ilimitadamente, e da mesma maneira que Cristo nos perdoou – incondicionalmente!

Por quê? Qual a razão de eu ter de perdoar a todos, sem reservas? Leia o texto de Efésios 6.12 e responda: Contra quem devemos lutar, com homens ou contra os demônios do mal? 

Isso significa que nossos verdadeiros adversários não são as pessoas, por mais mal que nos façam, mas sim o diabo, que torna-as cegas e tenta contra nós. Foi por isso que Jesus orou até pelos seus ofensores.
Leia Mateus 5: 23 e 24 e responda: Qual dever ser a nossa atitude antes de prestar um culto a Deus, quando estivermos com a nossa amizade rompida com alguém, devido a algum erro que cometemos? 
Reconciliar primeiro.

Deve haver reconciliação. Se errarmos contra alguém, nós é que devemos pedir perdão a esta pessoa, pelo mal que lhe fizemos. Devemos ser humildes o suficiente para reconhecermos nossos erros.

Resultados do Perdão
Já estudamos o que a mágoa gera na vida das pessoas. Leia agora o texto de Mateus 5.7 e responda: Qual a promessa feita às pessoas que são perdoadoras?

A verdade é que quem perdoa, está agindo como Deus age em nosso favor. Está fazendo a vontade de Deus. Além de estar se livrando de várias desgraças, está crescendo espiritualmente, e gozará do perdão de Deus, da restauração da saúde, das amizades, da satisfação, do amor e da vontade de viver, que foram perdidas pelo ódio.


Aplicações
    Se você tem mágoas no coração, entregue-as hoje a Deus, perdoando completamente seus ofensores. Nós, com nossas próprias forças, podemos não conseguimos perdoar, mas o poder de Deus agindo em nossa vida, nos dá força para isso. Peça a Deus forças para liberar o completo perdão.

TAREFAS
1.  Texto para decorar: Tiago 2.13
2.  Leitura diária: Marcos 11.25-26; Mateus 5:21-26;   Mateus 7.2; Mateus 18:23-35;  Mateus 6.9-15; Efésios 4:24-32; I João 3:14-16

Lembre-se: Com a mesma medida com que medirmos, seremos medidos também. Se perdoarmos, seremos também perdoados, mas se não perdoarmos, não desfrutaremos das bênçãos do perdão de Deus. Até nosso
próximo encontro

Um comentário:

  1. Temos que nos esforçar pra perdoar. Não é fácil, mas não impossível.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares