teologia pastoral
TEOLOGIA PASTORAL |
8 - REQUISITOS PARA O APOSTOLADO
7º) O PASTOR E SUAS MUITAS OCUPAÇÕES:
O serviço pastoral compreende vários aspectos do ponto de vista
pratico, pois ao pastor como anjo da igreja cabe a responsabilidade de
liderar e orientar o rebanho de Deus.
1- A PREGAÇAO E O ENSINO
pregar
e ensinar constitui a base do serviço pastoral, considerando que o
ministério de Jesus e da igreja primitiva se fundamentou nessa premissa,
cabe a nós seguirmos o exemplo.
2- VISITAÇÃO
O
pastor não desenvolve seu ministério somente no púlpito, mas também nas
casas, visto que alem dos problemas que surgem nas famílias, há os
enfermos que precisam do ministro para orar por eles, Tg 5.13-20. Ainda
que haja uma boa equipe de visitas há casos que é necessário a presença
do pastor.
3-ACONSELHAMENTO
Malaquias
2.7 diz que do sacerdote se busca a lei. O aconselhamento é uma
atividade indispensável no ministério, é uma ocupação que alcança desde a
criança ao ancião. E não poucas vezes o ministro é chamado para
aconselhar pessoas de fora da igreja. Os cuidados que deve ter nessa
atividade é não tomar partido quando o aconselhamento é necessário por
causa de atritos, outra coisa que o ministro deve cuidar quando a pessoa
aconselhada for do sexo oposto e possa ver no conselheiro a pessoa
ideal. Esse trabalho deve ser feito sempre acompanhado da esposa, ou
quando não de uma pessoa, irmão, responsável.
4- DISCIPLINA
Essa
é uma parte difícil para a vida do ministro, porém indispensável para o
bom andamento da obra de Deus. A disciplina tem o objetivo de edificar
2Co 13.2,3,10. Preservar a sã doutrina, 1Tm 1.3-5; Tt 1.13,14.
Repreender os que pecarem, 1Co 5.3-5; 1Tm 5.20; 2 Tm 4.2. Amor,
imparcialidade, prudência e justiça devem reger o coração do ministro
quando tiver de executar uma disciplina.
5- A ADMINISTRAÇÃO
A administração espiritual e material da igreja que lhe confiou.
A- A ADMINISTRAÇÃO ESPIRITUAL: Essa parte diz respeito as atividades
espirituais da igreja abrangendo cultos, ordenanças, festas ,estudos
bíblicos, louvor, etc. é claro que o pastor não faz tudo isso sozinho,
porém ele organiza, supervisiona, designa pessoas para fazer o trabalho,
de maneira que nenhum trabalho se faz sem o seu conhecimento.
B- A ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO MATERIAL: Essa parte tem a ver com a
organização jurídica da igreja, da Presidência, Tesouraria, Secretaria,
Patrimônio.
Como também as compras de móveis e imóveis, construções, etc. é bom
quando o pastor supervisiona essa parte, delegando tarefas a pessoas
responsáveis e competentes para realizar esse trabalho. Isso poupa o
pastor de muitas coisas.
6- O PASTOR E A ORDENAÇÃO DE OBREIROS
Quando
o pastor tem que eleger novos colaboradores para a seara do Mestre é um
privilegio, pois a obra do Senhor está crescendo e se faz necessários,
mais trabalhadores para sua seara. Porém se houver descuido na seleção
das pessoas que irão compor esse quadro, o pastor terá problemas sérios.
Há duas perguntas básicas que se deve fazer para proceder esse
trabalho: a igreja local necessita destes ministérios? E o indicado
preenche os requisitos bíblicos? Respondida positivamente não há por que
temer. A seguir vamos entender os termos com suas responsabilidades
pertinentes, pois há pessoas que são separadas ao que não sabem o que
significa. O termo Diácono já tem um texto na pagina nº8.
ANCIÃO, PRESBITERO E BISPO:
Com naturalidade se diz que era, o ancião para os judeus, o presbítero
para os gregos e o bispo para os romanos. E de fato é assim, porém, a
origem destes termos e sua desenvoltura aconteceram entre os povos
antigos, e posteriormente foram adaptados a Igreja cristã.
A- A ORIGEM DESTES TERMOS:
Estes termos como já dissemos não tem a sua origem na Igreja cristã, eles foram adaptados da história para a Igreja.
- Ancião era uma designação para os magistrados, eram eleitos os mais
experientes, os mais respeitados, que exerciam influência nos governos
das nações antigas.
- Esse costume de eleger os mais experientes como anciãos, foi adotado
pelos hebreus ainda antes do êxodo, ( ÊX 3.16,18; 4.29 ). Daí em diante
os anciãos são encontrados como os representantes do povo, ( JS 20.4 ).
- Os anciãos eram homens honrados pelo povo, ( 1º SM 15.30 ).
- Os anciãos eram autoridades junto aos reis, ( 2º SM 3.17; 1º RS 8.1 ).
- Os anciãos foram assessores de Moisés, ( NM 11.16,24, 25).
- Eles tinham autoridade civil, mas no Novo Testamento decidiam junto
com os sacerdotes coisas religiosas, ( MT 27.12,20; AT 23.14 ).
- Presbítero é um termo de origem grega, que também se traduz por
ancião, (ou maior de idade) As pessoas de mais experiência, de maior
dignidade, eram chamadas de: Ancião presbítero ou bispo.
B- PRESBITERO OU O ANCIÃO NO NOVO TESTAMENTO:
No período do Novo Testamento, o Sumo Sacerdote era o presidente do
Sinédrio, o qual era o maior tribunal civil e religioso do povo de
Israel. Uma organização semelhante foi adotada na Igreja cristã, o
ancião do Antigo Testamento passou a ser o ancião ou presbítero do Novo
Testamento
- Com estas palavras, estão de acordo os textos de Paulo, ( AT
20.17,28; TT 1.5,7 ) em ambos os textos Paulo utiliza a linguagem,
anciãos, presbíteros e bispos, dando a entender que o oficio era o
mesmo, porém com termos diferentes.
- A palavra grega, presbítero era um termo político, usado pelos
atenienses, para designar pessoas como superintendentes de negócios de
dependência estrangeira.
- O primeiro a utilizar o termo presbítero para designar um oficial da Igreja foi Paulo, (AT 14.23; 20.28; FL 1.1; TT 1.7 ).
C--A HISTÓRIA DO PRESBITERO, DO ANCIÃO E DO BISPO NA IGREJA CRISTÃ:
- Nos países onde a literatura sofre a influência do catolicismo
romano, o termo presbítero e ancião, foram traduzidos por padre e
sacerdote.
- A igreja católica também dividiu em duas partes a atividade de
presbítero ou ancião, para sacerdócio e bispado. Depois agregou ao termo
bispo o prefixo arce, fazendo assim o título arcebispo, ou bispo
superior.
- Presbítero superintendente e presbítero local: esse ensinamento foi
levado pelos missionários ao mundo desde Genebra, no período do
avivamento com Calvino, Knox e Zwinglio. Sob a doutrina de Calvino as
ordenanças eclesiásticas de Genebra faziam distinção entre: Pastor
presbítero, (docente, clérico) e presbítero regente e diáconos,
(leigos). Assim se fazia diferença entre o clero e o leigo.
- Na Igreja primitiva o corpo ministerial era constituído de duas
funções: Presbíteros e diáconos, visto que os próprios Apóstolos se
consideravam anciãos com os demais. (1ª PD 5.1; 2ª JO 1).
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