2 - TEOLOGIA PASTORAL
A
teologia pastoral também é conhecida como “pastoralia” o seu nome
técnico deriva do latim. Trata-se de um dos ramos da educação teológica
que se preocupa com os labores pastorais teóricos e práticos. A
prioridade é dada a vida espiritual e pessoal do individuo que está
sendo treinado, ao seu treinamento nas Escrituras Sagradas; ao
desenvolvimento da sua sensibilidade às necessidades das pessoas; às
habilidades com as quais poderá servir ao próximo; ao lado prático do
ministério para com os enfermos e outros, em cooperação em atividades
sociais e legais; à ministração de cultos normais e especiais, como
também as ordenanças, casamentos, funerais, cerimônias cívicas e etc.
acima de tudo isso pregar e ensinar que é um dos aspectos mais
importantes desse treinamento.
O
Ministro vive num mundo de aspectos diversificados, em todos estes
aspectos ele necessita exercer seu ministério com integridade.
Primeiramente o Ministro vive num contexto espiritual onde Jesus Cristo é
o Senhor Fl 3.8. Neste contexto há três coisas para serem observadas:
primeira, o Ministro conta com a presença do Senhor, Mt 28. 18,19;
segunda a alma imortal do homem deve ser restaurada e esse é o seu alvo,
Rm 1.16; e em terceiro lugar o Ministro tem um inimigo que não se
cansa, Ef 6. 10-13; 1ª Pd 5.8. O Ministro também vive em uma sociedade
da qual ele também é cidadão, como todas as pessoas ele tem
responsabilidades cívicas as quais deve cumpri-las. Neste contexto
social há muitas religiões, o Ministro tem o dever de pregar o evangelho
completo sem atacar a ninguém e nem ser parcial com a palavra de Deus.
Finalmente o Ministro vive num contexto institucional, sendo o governo a
principal instituição. A vigilância no relacionamento com as
instituições para ser um exemplo constante e não se curvar as pressões e
corrupções, ao suborno, nem ceder a qualquer atividade ilícita. Com o
objetivo de proporcionar maior compreensão da responsabilidade e missão
do ministério pastoral é que este texto foi elaborado.
1º) O INDIVIDUO CHAMADO PARA O MINISTERIO
Deus
chama homens para as mais diversas atividades no seu reino, e como Ele é
soberano na maneira de fazer as suas coisas não tem um método único
para efetuar a chamada, porem, tem um método para cada chamada.
1- A CHAMADA: a definição da chamada pode ser vista como a implantação da intenção divina dentro do coração da pessoa.
2- MÉTODO DIRETO E INDIRETO:
Houve pessoas que foram chamadas diretamente pelo Senhor são os casos de:
A- NOÉ, Gn 6.13 Deus o chamou para construir uma arca.
B- ABRAÃO, Gn 12.1 Deus o chamou para peregrinar.
C- MOISÉS, Êx 3.10 Deus o chamou para libertar e guiar seu povo.
D- SAMUEL, 1Sm 3.10, Deus o chamou para julgar a Israel.
E- DAVI, 1 Sm 16. 13 Deus o chamou para reinar sobre seu povo.
F- ISAIAS, Is 6.9 Deus o chamou para profetizar para o povo.
G- OS APOSTOLOS, Mc 4. 13-15 o Senhor os chamou para prepará-los para o ministério.
H- PAULO, At 26.19 o Senhor o chamou para evangelizar aos gentios.
Houve
pessoas que foram chamadas indiretamente, ou por um método indireto, o
que pode envolver pessoas como também circunstâncias:
A- JOSÉ, Gn 37. Deus o chamou para enfrentar as covas da vida até chegar ao lugar que deveria ocupar.
B-
JOSUÉ, Nu 27. 18-20, o maior exemplo de discipulado do Antigo
Testamento, chamado para auxiliar Moisés, e depois substituí-lo.
C- TIMÓTEO, At 16.1-4, separado por Paulo para a obra missionária, tornouse, no maior cooperador do Apostolo, Rm 16 21.
3- O MOTIVO E A NECESSIDADE DA CHAMADA:
A-
O MINISTÉRIO NÃO É PROFISSÃO: ao citarmos alguns exemplos do Antigo
Testamento, fica claro que o ministério não é uma profissão, na antiga
aliança o sacerdócio era privativo dos filhos de Aarão e os profetas
eram chamados pelo Senhor diretamente. No Novo Testamento o ministério é
um dom, Ele mesmo dá Ef 4.11.
B- A CERTEZA DA CHAMADA: a certeza da chamada de Deus faz o servo do senhor superar obstáculos considerados impossíveis.
- Veja as lutas de Moisés como o povo no deserto, Nu 12. 1-16; 14.1-19; 16. 1-19
- A perseverança de Paulo e sua determinação em cumprir seu ministério, At 14. 19-22
C-
CHAMADA E MISSÃO: a chamada é acompanhada de uma missão. Ninguém que é
chamado pelo Senhor anda por ai batendo no ar sem saber o que fazer.
4- A CHAMADA TEM CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS: o Novo Testamento apresenta as seguintes características:
A-
DIVINA: não é uma incumbência dada por uma convenção ou Igreja. Deus
chama, a Igreja reconhece a presença do dom e o ministério ordena. Se
não houver uma ação divina não haverá dom e não haverá ministério.
B-
PESSOAL: Deus tem o ministério certo para a pessoa certa e até o lugar
certo em alguns casos. Deus é soberano e onisciente, só Ele pode saber
estas coisas.
C-
SOBERANA: o servo do Senhor ao ser chamado deve aceitar com humildade e
abnegação, reconhecendo isto como um ato do conhecimento deste deus
soberano. Tem que confiar no Senhor ainda que algumas coisas não lhe
sejam muito claras, Is 55. 8,9, 1Co 2.16.
D-
DEFINITIVA: a chamada para o ministério é definitiva, aquele que é
chamado não pode impor condições. Pelo contrario, deve agradecer a Deus o
privilegio de ser chamado, Lc 9. 57-62; 1Tm 1.12,13.
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