Assim diz o Senhor:

A ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por Atalaia sobre a casa de Israel;
portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Teologia pastoral 12 - VOCÊ PRECISA SER CAPAZ DE LIDERAR OUTRAS PESSOAS:

teologia pastoral

12 - VOCÊ PRECISA SER CAPAZ DE LIDERAR OUTRAS PESSOAS:

E- Autoridade: As pessoas precisam corresponder à sua liderança.
Forma de superioridade constituída por uma investidura, direito de se fazer obedecer, domínio, influência, prestígio.
A resistência à autoridade é um fator que provoca dificuldade ao bom andamento do trabalho de Deus. Os líderes que sofrem resistência por parte dos seus liderados, com normalidade dizem que as pessoas são rebeldes, ou que não são de Deus, etc., mas é sempre assim? Será que não há outros motivos?
Por que as pessoas resistem à autoridade? Algumas vezes a razão pela qual as pessoas mostram resistência à autoridade acha-se na vida do próprio líder. Em outras ocasiões não importa quem seja o líder, pois as pessoas trazem embutidas, em si mesmos, o problema da resistência à autoridade.

PROBLEMAS SOCIAIS QUE CAUSAM RESISTÊNCIA À AUTORIDADE:

Em nossos dias, mais do que nunca, as pessoas estão questionando a autoridade (e as autoridades). Já se diz que estamos enfrentando uma “crise de autoridade”. Na mentalidade moderna há pouco respeito pela autoridade, e os direitos do indivíduo são exaltados com exclusão daquela autoridade que torna possíveis esses direitos.

CRIANÇAS INDISCIPLINADAS

Quando não há um padrão coerente de disciplina por parte dos pais acerca de seus filhos, desenvolve-se nestes um espírito de rebeldia. Provérbios 13.24; 19.18; 22.15; 29.15,17.

A SOCIEDADE NÃO TEM ENSINADO PRINCÍPIOS MORAIS ABSOLUTOS

Um padrão relativo de moralidade empurra o indivíduo na direção de uma filosofia humanista, na qual o “eu” é a autoridade bem como aquele que determina o que é moralmente certo ou errado (tudo é relativo). Se você se sente bem, siga adiante; Se todos concordam com uma idéia, ela deve ser boa.

AS PESSOAS NÃO QUEREM QUE NINGUÉM LHES DIGA O QUE FAZER; ASPESSOAS REAGEM

“Quem disse isso”? “Quem ele pensa que é”? “O que o faz pensar que é a autoridade aqui”?
Estas expressões são manifestações de oposição à autoridade, proveniente da natureza caída do ser humano, tal como diz a Bíblia. (Sl 51.5; Ef 2.1-3; 2 Tm 3.1-5; 2 Pd 2.9,10).

OS LÍDERES QUE NÃO DÃO BOM EXEMPLO

Os escândalos, na vida das pessoas que ocupam posições de autoridade, têm tendência de debilitar a disposição das pessoas quanto a obedecerem à autoridade. Se a vida de um líder não estiver confirmando o que ele diz, dificilmente as pessoas confiarão ou respeitarão sua autoridade (Pr 29.2).
- Quando Pedro falou dos falsos mestres (2 Pd 2.9,10) ele disse que estes: “Desprezam as dominações, blasfemam das dignidades”; o mesmo disse Judas no verso 8;
- A igreja tem dificuldades para crescer quando se manifestam em posição de autoridade, pessoas que não são cheias do Espírito Santo.

EXISTEM OUTROS PROBLEMAS PRÁTICOS QUE PODEM PRODUZIR RESISTÊNCIA À AUTORIDADE

- Não descrever as atividades: quando as linhas de responsabilidades não são claramente traçadas, as pessoas não sabem o que fazer, sentem-se frustradas e tornam-se combativas. A distribuição de trabalho começa no topo; o líder tem que saber o que fazer e aí se segue para os demais;
- Falta de acompanhamento por parte da liderança: os líderes precisam acompanhar de perto as questões que afetam a sua gente;
- Falta de comunicação: os líderes precisam compartilhar com seus liderados as razões pelas quais está agindo de tal maneira. Quando as pessoas que trabalham conosco são as últimas a tomar conhecimento das nossas decisões, elas sentem-se desvalorizadas por parte da liderança;
- Parcialidade no relacionamento: basta mostrar-se mais simpático com alguns, mais do que com outros e surgirá alguma resistência à autoridade;
- Exigir trabalho sob ordens: não esqueça que a melhor maneira de mandar é fazendo solicitações. Um líder que trabalhe, sem autoritarismo, está edificando para o futuro.

A BASE DA AUTORIDADE:

O alicerce de toda autoridade é Deus. Sem Deus não há fundamento moral para a autoridade. Sem Deus é impossível estabelecer o que é moralmente certo. Sem Deus tudo é relativo. Sem Deus não existem valores absolutos.

DEUS, FONTE DE TODA AUTORIDADE:

Antes que qualquer coisa viesse à existência, Deus já estava lá. Aquele que nos criou tem o direito de nos dizer o que devemos fazer. Toda autoridade que há no mundo haverá de prestar contas de sua atuação ao próprio Deus.
* A Bíblia diz que Deus é Rei sobre todas as coisas e o seu reino inclui tudo e todos. (Dn 4.3,34; 6.26; 7.14).
* Davi disse que Deus é o que governa sobre todos (1 Cr 29.11,12).

DEUS DETERMINOU NÍVEIS DE AUTORIDADE

Deus, o Pai, deu autoridade especial a seu Filho Jesus (Jo 17.2). A autoridade de Jesus afeta muitas áreas de nossa vida.
* No casamento, Cristo é o cabeça do marido, e o marido o cabeça da mulher;
* Na igreja, Cristo é o cabeça da igreja;
* Aos senhores (patrões) é relembrado que o Senhor dele e o vosso está no céu (Ef 6.9).

A AUTORIDADE DE DEUS ESTÁ REVELADA NAS ESCRITURAS NAS SEGUINTES DECLARAÇÕES:

* “Assim diz o Senhor”;
* “E veio a mim a palavra do Senhor”.
Assim sendo, a Bíblia é o supremo manual em termos de autoridade.

SUBMETENDO-SE À AUTORIDADE:

Deus estabeleceu a autoridade no casamento, na família, no governo, no mundo dos negócios e na sua igreja. O cristão é exortado a submeter-se às autoridades que Deus estabeleceu. É inquestionável que o grau de autoridade na vida de uma pessoa é diretamente proporcional à sua submissão às autoridades que Deus determinou sobre sua vida. Se você não é capaz de submeter-se pessoalmente, não espere que outros se submetam à sua autoridade. Deus prometeu exaltar aqueles que aprendem a submissão às autoridades (Tg 4.10). 

https://www.wreducacional.com.br/material-de-estudo/teologia-pastoral/2065/11642/11
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares