Assim diz o Senhor:

A ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por Atalaia sobre a casa de Israel;
portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

TEOLOGIA PASTORAL - 13

13 - VOCÊ PRECISA SER CAPAZ DE LIDERAR OUTRAS PESSOAS:

IDÉIAS EQUIVOCADAS SOBRE A AUTORIDADE

Grande parte do problema de reação contraria a autoridade está nas idéias equivocadas que as pessoas têm a respeito da autoridade.
* Autoridade baseada em sentimentos interiores. Essas figuras “autoritárias” parecem ter nascido com uma autoridade inata. Manifestam-se na maneira de vestir, falar e relacionar-se com as pessoas. Isso não é autoridade, é orgulho e soberba;
* Autoridade por direito de posse: pode-se ter a autoridade que o dinheiro oferece, mas isso nunca fará alguém capaz de liderar, muito menos espiritualmente;
* Autoridade baseada na vontade da maioria: essa crença bastante comum representa a maneira democrática de fazer as coisas. Esse método alicerça-se na popularidade do indivíduo que é mais conhecido e que oferece menos problemas. O fato de a maioria elegê-lo, não lhe confere autoridade espiritual;
* Autoridade baseada sobre ofício ou título: um título ou ofício propicia ao indivíduo um sentimento de importância e autoridade. Mas todos os títulos exaltados que há no mundo não são capazes de dar-lhe a autoridade que Deus descreve em sua palavra.

A VERDADEIRA BASE DA AUTORIDADE ESPIRITUAL

A autoridade espiritual fundamenta-se em fatores que o próprio Deus estabelece em sua palavra. A sua capacidade de influenciar outras pessoas depende desses fatores. Depende daquilo que você realmente é. Sua reputação consiste naquilo que as pessoas pensam que você é; e seu caráter consiste naquilo que Deus sabe que você é.
* Submissão ao próprio Deus (Tg 4.7). O verso 10 diz: “Humilhai-vos...”. A autoridade espiritual em nossa vida é diretamente proporcional à nossa humildade e submissão a Deus.
* Um piedoso estilo de vida (Hb 13.7). “... imitai a fé, atentando para sua maneira de viver”. A reação favorável dos seguidores está alicerçada na conduta dos líderes. O exemplo de Paulo: 1 Ts 1.5; 2.3-6
* Amor para com as pessoas (1 Ts 2.3-12). Paulo aludiu à sua autoridade e influência entre aqueles crentes. E, ao mesmo tempo contrastou o seu estilo de vida, com os motivos errôneos de alguns de Tessalônica.
- v. 3, não usamos de engano;
- v. 4, não falamos para agradar aos homens;
- v. 5, não usamos de bajulação e nem buscamos benefício pessoal (material);
- v. 6, não atraímos os homens para nós nem buscamos o louvor;
- v. 7, fomos brandos como a ama que cria seus filhos;
- v. 8, queríamos vos comunicar o evangelho e as nossas vidas;
- v. 9, trabalhamos e não fomos pesados a vós;
- v. 10, vocês e Deus sabem como nos houvemos entre vós. Santa, justa e irrepreensivelmente;
- v. 11, como pai ao filho. Exortávamos e consolávamos a cada um;
- v. 12, para que vocês andem dignamente para com Deus.

UM CORAÇÃO DE SERVO (Mc 10.42-45):

Nosso desejo de servir ao próximo é um ponto chave para nossa autoridade. A interpretação errada da autoridade ou a falta de autoridade na vida dos líderes espirituais provoca o atrofiamento ao crescimento da igreja, pela reação negativa por parte dos membros à autoridade.
F- ESTRATÉGIAS: VOCÊ PRECISA SABER PARA ONDE ESTÁ INDO: O dicionário define estratégia como: a arte de dirigir um conjunto de disposições. Os líderes precisam ter uma estratégia. Precisam saber como realizar as coisas. Uma boa estratégia compõe-se de:
- Objetivos: São os propósitos básicos da organização;
- Alvos: São as maneiras específicas através das quais os propósitos poderão ser avaliados e cumpridos;
- Prioridades: São os fatores que determinam quando e por que as coisas se realizam.
- Planejamento: É processo usado para atingir os alvos;
- Diretrizes: É a moral e o conteúdo ético dentro dos quais se buscará atingir os alvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares