Assim diz o Senhor:

A ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por Atalaia sobre a casa de Israel;
portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Pecado e Salvação

 

Pecado e Salvação

Há quem os chame de “erros”, ou “enganos”, ou “más decisões”. Este pode ser um bom ponto de partida, mas à medida que aprendemos mais sobre Deus e sobre a Bíblia, vemos que é algo muito mais sério que isso. 

Pecado é não atingir o padrão perfeito que Deus estabeleceu. E por causa da nossa própria natureza, todos ficamos abaixo do padrão de Deus. Somos todos culpados. Todos nós pecamos contra Ele.

E se eu continuar pecando? Como somos libertos e salvos do pecado? É o que veremos nesta seção.

 

O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos: “todos pecaram e separados estão da glória de Deus” (Romanos 3:23) e que “o salário do pecado é morte” (Romanos 6:23). 

O anjo anunciou a José que a criança no ventre de Maria iria se chamar “Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21).

Quando João Batista viu Jesus aproximar-se para ser batizado, exclamou: 

Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! - João 1:29

A Bíblia fala com tanta frequência sobre o pecado por uma razão muito importante: é o pecado, o nosso pecado, que nos separa de Deus; e se não lidarmos com ele pela fé e com arrependimento, o nosso fim será a morte eterna. A Bíblia mostra que é necessário ter consciência desta verdade – sobre o nosso pecado e a sua consequência mortal – para recebermos Jesus como Salvador. 

Ofensa

Certos  pregadores evitam falar sobre o pecado em suas mensagens porque ofende as pessoas. Claro que o pecado é ofensivo, mas ofensivo para Deus, que é Santo. Deus odeia o pecado, opõe-se a ele decididamente e por toda a eternidade, e não o tolera na Sua presença. 

É por isso que as Escrituras falam tanto sobre o pecado. É o nosso problema principal, não devemos ignora-lo!

E agora? O que devemos fazer?

A solução do pecado

Por mais que a Bíblia fale bastante sobre a realidade e o perigo do pecado, a sua ênfase é na solução para o pecado – que é a salvação através de uma fé pessoal na obra reconciliadora de Jesus Cristo na cruz. Existe uma solução para o pecado. Há libertação porque temos um Libertador. Há salvação porque temos um Salvador. Há redenção porque temos um Redentor. 

 

Boa notícia

A Boa notícia é que Deus perdoa o pecado. Ele despejou a sua fúria divina contra o pecado ao castigar o Seu próprio Filho na cruz. 

Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa das nossas iniquidades. - Isaías 53:5

A punição do pecado – a morte eterna – foi paga por completo quando Jesus morreu como nosso substituto na Cruz. 

Quando abandonamos o nosso pecado – isto é, quando reconhecemos a nossa rebeldia contra Deus, e a nossa total incapacidade para salvarmos a nós mesmos – e com fé nos voltamos para Deus, recebemos a oferta gratuita da salvação. Não fizemos nada para a merecer, porque não somos capazes.  

De forma surpreendente, Deus não só levou os nossos pecados, como nos atribuiu a Sua justiça.  

Deus que não conheceu (cometeu) pecado, Ele o fez pecado por nós; para que nele fossemos feitos Justiça de Deus - 2 Coríntios 5:21

Martinho Lutero chamou isso de “a grande troca”: o nosso pecado pela Justiça de Deus. 

O pecado é realmente uma má notícia. Estamos perdidos, sem esperança e sem Deus. No entanto, quando abandonamos o nosso orgulho e admitimos o nosso pecado, estamos prontos para receber a gloriosa salvação de Jesus Cristo.

Você pode estar se perguntando:  “Mas e se eu continuar pecando?

E se eu continuar pecando?

É verdade que o pecado coloca uma barreira entre nós e Deus, nos excluindo da comunhão que Ele quer que tenhamos com Ele. A Bíblia diz: 

Mas as vossas iniquidades [pecados] fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. - Isaías 59:2

Restauração

Mas isso não significa que Deus recusa nossa presença pra sempre. Pelo contrário, Ele quer que nos voltemos rapidamente para Ele, e que a nossa comunhão com Ele seja restaurada – e Ele faz tudo que é possível para nos despertar e levar ao arrependimento. 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. - 1 João 1:9

Pense no que acontece em uma família, quando alguém ofende um familiar. Essa pessoa continua a ser membro da família, nada pode mudar isso. Mas surge uma barreira entre essa pessoa e o resto da família; a sua comunhão foi quebrada. A única forma de restaurá-la é confessar o pecado e pedir perdão. O mesmo acontece entre o homem e Deus. 

Não deixe que o pecado se intrometa entre você e Deus. Deus te ama, e Jesus morreu para levar os seus pecados. Quando pecar, confesse e busque o perdão de Deus imediatamente. Quanto mais tempo você demorar para fazer isto, mais o inimigo se alegra e se aproveita.

Submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. - Tiago 4:7

 

A salvação

Salvação significa ser salvo ou resgatado da punição do pecado. Somos todos pecadores, e a consequência do pecado é a morte – não apenas a morte física, mas a separação eterna de Deus.

 

 

 

Para ser salvo do seu pecado, você precisa fazer três coisas: 

  • Pedir perdão pelos teus pecados; 
  • Estar disposto a abandonar seus pecados; e
  • Crer que Jesus Cristo – o nosso Senhor e Salvador – morreu pelos nossos pecados e voltou a viver.

Se você já fez estas coisas, você está salvo! Isto significa que você aceitou o amor e perdão de Deus. Também significa que você foi adotado na Família de Deus e tem comunhão com o povo dEle – os seus irmãos cristãos. Além disso, agora você está livre do poder do pecado – pois você é um filho de Deus! A Bíblia promete a eternidade no céu! Leia os versos abaixo:

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. - Romanos 10:9-10

Você esta arrependido de seus próprios pecados? Você deseja mudar de vida? Não sabe por onde começar?

Então o que fazer?

Muitas pessoas acham que se forem boas, podem ir para o céu – que se forem amáveis, não cometerem crimes e tentarem fazer o que está certo, ganham automaticamente o direito de entrar no Reino de Deus.

Não se trata das coisas boas que você fez, mas do que Cristo fez por você.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus. - Efésios 2:8

Jesus é quem providencia o único caminho para a salvação. A salvação é um presente de Deus, através de Seu Filho, Jesus.

Arrependimento

A primeira coisa que você tem que fazer é admitir que é um pecador. Depois, arrepender-se dos teus pecados. 

O que é arrependimento? O arrependimento está ligado a confissão, vergonha, separação e mudança. Não devemos pedir perdão pelos nossos pecados para logo depois voltarmos a cometer o mesmo, esperando que Deus nos perdoe. 

Devemos deixar a prática do pecado, e pela fé, nos aproximar de Cristo como nosso Senhor e Salvador. Nenhum de nós é perfeito, e continuaremos a pecar, mas o mais importante é estarmos genuinamente arrependidos de nossos pecados, e lutarmos para não pecarmos novamente.

Assim que se arrepender dos seus pecados, peça perdão a Deus por tudo o que fez em sua vida passada, reconheça que Cristo é o único capaz de salva-lo e ajuda-lo em uma nova caminhada, e agradeça a Deus pelo Seu amor e aceitação.

Seguindo estes passos genuinamente, você receberá de Deus o melhor presente: a vida eterna com Ele no céu! 

Enquanto estivermos aqui na terra, passaremos por desafios e aflições, mas Deus estará conosco através de Seu Espírito Santo. Ele é quem vai nos ajudar na vida cotidiana.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares