Assim diz o Senhor:

A ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por Atalaia sobre a casa de Israel;
portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Teologia pastoral 11 - VOCÊ PRECISA SER CAPAZ DE LIDERAR OUTRAS PESSOAS:

teologia pastoral

11 - VOCÊ PRECISA SER CAPAZ DE LIDERAR OUTRAS PESSOAS:

Jesus ao retornar ao céu, deu dons aos homens (Ef 4.7), capacitando-os para a liderança cristã. Os princípios de regerenciamento e as técnicas de liderança não são suficientes para desempenhar a atividade cristã, espiritual no ministério. É necessário que haja capacitação espiritual, dons de Cristo, dons ministeriais

DONS DE LIDERANÇA OU MINISTERIAIS (EF 4.12):

- O texto em apreço diz: “que esses visam o “aperfeiçoamento dos santos”, para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”.
- Aperfeiçoamento, “katartiso”, quer dizer, completar o caráter de alguém, sarar, tornar a juntar, equipar. Esse termo envolve preparar, treinar, equipar. A palavra é um termo técnico para “consertar um osso quebrado”; também se refere ao ato dinâmico pelo qual pessoas ou coisas são condicionadas adequadamente.
- Como resultado do exercício dos dons ministeriais, os crentes são “equipados” ou preparados para administrar os seus dons conforme a palavra de Deus, (1 Pd 4.10,11).

O DOM DE PRESIDIR OU DA PRESIDÊNCIA:

- O dom de presidir ou da presidência, que lemos em Rm 12.8 também é um Dom de liderança. “O que preside, com diligência”. O termo “preside” no original deriva de duas palavras: “ficar de pé” e “perante”. Estar no primeiro lugar, presidir. Ficar de pé diante das pessoas é a ideia chave desse Dom da presidência. Refere-se a uma pessoa que motiva outras e vê a liderança cristã primariamente no que diz respeito a pessoas e não a tarefas. (No grego: proistamenos e proistemi).

NOVO TESTAMENTO

- No Novo Testamento “presidir” refere-se ao pai de família (1 Tm 3.4,5, 12). Uma ideia inerente à palavra é a de protetor. Daí veio os sentidos de assistir, ajudar e socorrer outras pessoas.
- Esse texto refere-se à maneira como um homem cria seus filhos. Ele os guia mantendo-os sob controle com toda a dignidade;
- O pai leva em conta a necessidade de disciplina, ensino e motivação apropriadas para seus filhos.

UM SENSO DE URGÊNCIA

- Paulo vinculou o aspecto da liderança cristã com a qualidade da diligência ou cuidado (Rm 12.8). As palavras com “diligência” ou “cuidado” mostram a necessidade de “pressa” ou “urgência”. A pessoa que é dotada com esse Dom é conhecida pela prontidão com que responde às necessidades existentes.
- Cuidando das pessoas (1 Tm 3.5): O texto liga a palavra que dá a ideia de liderança ao verbo cuidar. Os líderes cristãos cuidam das pessoas.

OBS.: O EXEMPLO DA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO:

- Desejando ajudar as pessoas: Na carta de Paulo a Tito, o apóstolo utiliza a expressão “Boas obras” (2.7,14; 3.1,8 14) começando por Tito, que devia aplicar-se às boas obras, envolvendo-se nessa atividade para ser o exemplo. Tal como Jesus ensinou, aquele que é o primeiro entre vós seja esse que vos sirva.
- Tem a capacidade de motivar outras pessoas: Com normalidade esse líder é motivador de outras pessoas. Ele atua partindo do desejo de ajudar outras pessoas a crescerem e desenvolverem-se. Sua liderança tem por alvo satisfazer as necessidades. Quando esta surge, ele reage prontamente; aprecia estabelecer metas para outras pessoas para que elas comecem a trabalhar no evangelho. Organiza primariamente por meio de pessoas; seu tempo como líder é utilizado na maior parte para instruir as pessoas, ajudando-as a ver os seus problemas e como poderiam ser mais eficientes.
- Obs.: Proistemi Gr. = Presido sobre, governo; sou cuidadoso ou atencioso a, aplico-me a; (etimologicamente: tomo posição em frente, assumo a direção, liderança, governo).

DOM DE ADMINISTRAÇÃO (1 CO 12.28):

- O termo grego traduzido para governo é “kubernesis”, literalmente significa administração. Kubernesis = governo, direção, por um piloto, administração pastoral.
- O sentido dessa palavra é pilotar. Refere-se àquele que dirige um navio por meio do molinete. A palavra “guiar” era usada com freqüência nos tempos antigos para descrever o trabalho de um piloto de navio.
- A figura de um piloto responsável pela nave com tudo o que transporta (coisas ou pessoas), ilustra a atividade de um líder cristão na obra de Deus.
- Ele estabelece o curso a ser seguido. Embora o piloto do navio não fosse o seu proprietário, ele era o responsável para dar o curso da embarcação. O piloto não só tinha que dar o curso da nave, mas também mantê-la no curso. Ele impede que a nau desvie da rota, evitando vários perigos ao longo do caminho. A pessoa dotada desse Dom toma decisões que afetam a direção em que seguirá o “navio” (igreja).
- Todas as decisões em relação à igreja deverão ser tomadas com base na palavra de Deus. Somente através da palavra de Deus será possível manter a igreja no curso que a levará ao porto seguro, o céu.
- A ele cabe tomar as decisões. A capacidade de tomar decisões é uma função importante na vida de quem administra. Algumas vezes isso envolve ajustar métodos, práticas, equipe e questões econômicas a fim de que se possa prosseguir. Acima de tudo, está sob a responsabilidade daqueles que são dotados com esse Dom, manter o curso do alvo máximo da vida do cristão (igreja) que é a maturidade cristã. (Cl 1.28; Ef 4.12).
D- Motivação: A motivação é um tópico altamente importante na liderança cristã. A visão que as pessoas têm do sucesso e do fracasso geralmente está ligada à questão da motivação. As pessoas, com normalidade, questionam as decisões dos seus líderes por haverem sido mal impressionadas pelos motivos errados de outros líderes. Há algumas áreas nas quais um líder deve ser cauteloso quanto aos seus motivos:
- CUIDADO COM O ORGULHO (PV 6.17) “OLHOS ALTIVOS” Uma pessoa motivada pelo orgulho inclina-se mais a enfatizar a sua autoridade do que o serviço que pode prestar a seus semelhantes. O melhor líder é aquele que é dotado do coração de um servo. Ele não exibe parcialidade, mas aprende a ser “escravo de todos”.
- Jesus ilustrou esse problema em Mateus 23.6-12 quando falou dos escribas e fariseus. Eles viviam em busca de “honrarias” e dos “primeiros lugares”; desconheciam o que significava ser um servo.
- Há alguns motivos básicos que explicam porque um líder se deixa levar pelo desejo de ter posição.

O DESEJO DE SER UMA AUTORIDADE MÁXIMA

- É difícil para as pessoas motivadas pelo desejo de posição, assumir a posição de servo dos demais (Mc 10.42-45);

O DESEJO DE DOMINAR

- Esse sentimento é oriundo do orgulho e não da humildade. Deseja dominar as pessoas não levando em conta a importância de cada indivíduo. Recusa-se a aceitar diferenças de opinião.

O DESEJO DE SER ADMIRADO

Um líder motivado pelo desejo de posição sente que os “melhores assentos” e o “melhor serviço” cabem àqueles investidos em altas posições. O desejo que um homem tem de que outros o respeitem é um reflexo de sua autoestima. Uma pessoa necessita ter auto-estima, mas não se deixar levar pelo sentimento de grandeza. O respeito do qual um homem (líder) é digno deve resultar de um estilo de vida piedoso e de um caráter que corresponda a isso, e não das elevadas posições na vida.

https://www.wreducacional.com.br/material-de-estudo/teologia-pastoral/2065/11642/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares